:: Pensando alto ::

Um olhar sobre o Daksi
:: você está em Pensando alto :: Altar da Casa dos Deuses | Mais sobre o Daksi | Fale com a Tovah ::
Perdeu alguma coisa?
:: Introdução ao Daksi (versão completa)
[::..posts antigos..::]
:: Início do capítulo I
:: Início do capítulo II
:: Início do capítulo III
:: Início do capítulo IV
:: Início do capítulo V
:: Início do capítulo VI
:: Mapa de Andrameni
:: Sistema de tempo
:: Teste: de que povo você é?
:: (Breve) Vocabulário
[::..arquivos..::]
[::..tovah recomenda..::]
:: Sebo Bazar das Palavras, uma ótima livraria on line
:: Blog do Bazar das Palavras
:: Adote um Gatinho
:: Blog das Chavonettes
:: Blog do Fernando
:: Blog literário do Fernando
:: Blog do Alvaro
:: Blog do Gustavo
:: Blog do Gabriel (priminho)
:: Blog do Renato
:: Blog da Clê e turminha
:: Blog do Sérgio
:: Blog do Derval (Barros)
:: Blog da Lucita
:: Blog da Maria Bonita
:: Blog da Renata
:: Blog do Pablo
:: Blog do Mxyzpltk
:: Blog do Sagaz
:: Blog do Marcel
:: Flog da Dani Especialista, cheio de fotos de micronacionalistas
:: Nação Independente de Avalon, um país simulado
:: Comunique-se, site de e para jornalistas
:: Grande Prêmio, um dos sites mais completos sobre automobilismo em português
:: Museu Gilles Villeneuve, site oficial em inglês, francês e italiano
:: SongWeb, site sobre pop-rock dos anos 80 e 90
:: Adoro Cinema, um dos melhores sites em português sobre o tema

:: 31.7.04 ::

Blog dando pau... sacola. Tentei postar sábado, mas ele apagou tudo que eu tinha editado três vezes... fica pra hoje ou amanhã.

:: Tovah ::
# 12:43 Dizaê!
...
:: 22.7.04 ::
Capítulo IV, parte 2.

Vocabulário: o Takpa é o conselho dos povos sagrados; al-Sha'iz quer dizer "o sacerdote"; fai-ei é o plural de fax, "homens", usado como saudação a pessoas de condição social inferior; Tala-ka quer dizer "da cidade de Tala".

"Por algum tempo, enquanto todos se ajeitavam, Don ficou admirando a bancada feita num só bloco de pedra negra, as paredes forradas de madeira, os emblemas dos cinco povos pintados em cores vivas, o teto em forma de cúpula por onde entrava uma fraca luz, tudo tão antigo e tão bem cuidado. Quando ninguém mais estava em pé, o líder sukak ergueu-se. Fez-se um silêncio imediato e ele começou a falar, com voz baixa e monótona, em uma língua rude, completamente desconhecida para Don. Logo calou-se; então a jovem com a corrente nas orelhas esticou-se na cadeira e ergueu uma voz completamente diferente, grave, mas feminina, e cheia de ritmo:

- Em nome do anfitrião da Torre do Takpa, Mej al-Sha'iz, traduz Fhinakl Ghel'er-ka. Saudações aos irmãos representantes de seus povos; saudações aos fai-ei diplomatas; saudações aos homens e mulheres presentes. Neste oitavo dia do terceiro décimo do ano dezesseis mil, quatrocentos e dois do Conselho, tenho a grande honra de recebê-los novamente nesta Casa dos Povos Sagrados, convocados por solicitação do irmão Anie Tala-ka dos heaklas. Passo a palavra para o Mais Velho, que dirigirá os trabalhos, irmão Nekt al-Sha'iz.

Em sincronia, avô e neta fizeram a saudação dos ghi'als em direção ao velho sacerdote, que retribuiu e ergueu-se, olhando em torno.

- Saudações aos irmãos representantes dos povos; saudações aos fai-ei diplomatas; saudações aos homens e mulheres presentes. Declaro aberto o Takpa e iniciados os trabalhos neste dia. As notícias que nos chegam hoje e que nos trazem aqui, diante deste honrado Conselho, infelizmente não são as melhores. Esta é a primeira reunião após o bom rei Lakim, terceiro desse nome, ter voltado a Sukassi, mas ainda não é tempo de receber o novo rei, ou rainha, de todos os territórios de Andrameni e Andrami. Estamos aqui para escutar um requerimento do Povo Dourado a esse respeito e deliberar a posição oficial dos Povos Sagrados sobre uma questão que envolve o herdeiro do trono. Passo a palavra ao irmão Anie Tame-He'ir dos heaklas.


:: Tovah ::
# 00:06 Dizaê!
...
:: 19.7.04 ::
Galera, estamos nos aproximando das mil visitas!! Olha aí no pé da página que o contador não mente... Está em 994 agora.
 
Campanha dos mil hits: quem comprovar que fez a milésima visita, dando print screen na página com o contador aparecendo e salvando no paint, ganhará um brinde da Tovah.

:: Tovah ::
# 15:12 Dizaê!
...
:: 15.7.04 ::
Capítulo IV, parte 1

Nota da autora: Gente, não sei se vai dar pra continuar postando na mesma velocidade. Enrosquei no final deste capítulo e está difícil começar o quinto...

Vocabulário: o Takpa, que quer dizer simplesmente "conselho", é o conselho que reúne os líderes dos cinco Povos Sagrados. Maka-sha'iz (eu sei, tá cansando) é o supremo sacerdote de um deus.

"A Sala do Conselho era o coração da Torre. Do salão de recepção, descia-se vários degraus até chegar à porta principal, que dava acesso a uma galeria circular de paredes claras, bastante larga. Diante desta, por outra porta, enxergava-se na sala interna a bancada de pedra, com os símbolos dos povos esculpidos nas paredes do centro vazio. Quando os representantes reais eram recebidos no Takpa, era por essa entrada que chegavam ao lugar reservado a eles; outras cinco portas iguais, ao longo do círculo, permitiam o acesso de cada uma das delegações dos Povos Sagrados diretamente a seus lugares. O dos ghi'als ficava imediatamente à direita da bancada vazia dos silkis, e Don reparou que o emblema do Povo Negro não estava no lugar que a imagem projetada por Nekt indicara. Bastou olhar para o maka-sha'iz e sentiu sua voz mentalmente: "O povo dos reis, no Takpa, é somente um convidado. Em nossas questões, nem seu símbolo nos acompanha".

Um corredor interno separava as portas do espaço das delegações, e o jovem guarda, a exemplo dos outros seguranças, ficou em pé no meio dele enquanto os diplomatas ghi'als tomavam posição nas cadeiras à sua frente. Um degrau abaixo, sentaram-se o chefe da diplomacia e seu segundo, e ainda mais baixo, num nicho encravado na bancada, Nekt ajeitou-se tirando o manto azul. À direita, Valea Naradit, pequena e assustadora como um sa'il, o carnívoro que simbolizava os sheitzis, sorriu e piscou para o vizinho, torcendo a grande cicatriz que partia seu rosto de cera. O ocupante seguinte era Mej Ghel'er-ka, diante do posto vago, com a neta numa cadeira extra bem atrás dele. Anie Tame era o líder colocado na posição oposta aos ghi'als; o encantador Mishe Palaki sentava-se à sua direita, no patamar central, com um meio sorriso colado aos lábios cheios como os de uma garota. A última representante era Heine Zaud, e os olhos negros de Kaylan brilharam ao sentar-se, na cadeira mais da ponta do degrau superior, e encontrar Don quase a seu lado."
:: Tovah ::
# 17:26 Dizaê!
...
:: 8.7.04 ::
Capítulo III, parte 6

No post anterior, Don e Kaylan conversavam quando o segundo viu a aproximação da delegação dos heaklas. Vocabulário: alma-shaki é uma interjeição. Fax é uma forma de tratamento a pessoas de condição social inferior; literalmente, quer dizer "homem" ou "filho". Enkaf é uma forma de tratamento respeitosa, mais ou menos equivalente a "senhor", e "taian" quer dizer gêmeo.

"Don quase prendeu a respiração com o que viu. Vinham rindo e conversando, vestidos em seus uniformes azuis, os cabelos dourados brilhando contra a pedra negra, as criaturas mais encantadoras com que já cruzara. Tinham a altura dos terlizes, mas eram muito mais leves, quase diáfanos, com rostos perfeitos e uma pele tão lisa, de um tom tão incomum, que parecia irreal. À frente, dois homens destacavam-se alguns passos. Um deles era baixo, muito magro, de grandes olhos escuros; parecia o mais velho de todos, mas hipnotizava quando dava uma risada sonora e charmosamente atirava a franja para o lado. O outro era mais jovem, bem mais alto, de traços ainda mais puros. Quando se voltou para a direção de Don, ele teve a impressão de estar diante de um espírito bom, pois nada humano poderia ter tanta beleza. Longos cílios cor de ouro emolduravam os olhos rasgados, de um azul intenso; um desenho perfeito formava-se entre as altas maçãs do rosto, as covinhas das faces e o queixinho redondo. O corpo era franzino como o dos outros, mas tão bem proporcionado que Don quase esqueceu as belas curvas dos terlizes. Kaylan pôs a mão sobre o ombro do colega, igualmente enfeitiçado; antes que pudessem desviar o rosto, o homem dirigiu-lhes um sorriso maravilhoso e passou por eles sem olhar para trás.

- Pelos três deuses, quem era aquele homem? Kaylan, você sabe?

- É Mishe Palaki-Thara. Alma-shaki, nunca o tinha visto de tão perto, ele é bonito como uma mulher! É o segundo dos heaklas. Dizem que é uma das pessoas mais cultas de Andrameni, mas quem se importa ao cruzar com um rosto desses? O outro era o líder, Anie Tame-He'ir. Não é tão belo, mas quando fala não se pode tirar os olhos.

Alguém segurou o braço de Don, e ele virou-se para encontrar Heine sorrindo.

- Os heaklas já chegaram. Vai começar o Conselho. Fax Don, vá para seu líder, e diga a ele que o espero após a refeição da noite na Sala das Flores. Não esqueça. Até breve.

- Até breve, enkaf. Até breve, Kaylan.

Sorriu para seu novo taian e correu para junto de Nekt."


:: Tovah ::
# 00:16 Dizaê!
...
:: 4.7.04 ::
Capítulo III, parte 5

No capítulo anterior, Heine deixou Don conversando com o jovem Kaylan. Vocabulário: rheka-maka é o chefe de um clã terlize; maka-sha'iz é o supremo sacerdote de um deus; alma-shaki é uma interjeição mais ou menos equivalente a "meu deus".

"Don sorriu para o rapaz, que estendeu a mão:

- Muito prazer, meu nome é Kaylan Heidl, de Heida de Isinie, secretário da delegação terlize, neto do rheka-maka Tam Heidl, que é Zaud por parte de mãe, mais velho dos dez filhos do segundo dos Heidl com uma Ketz, que serão onze em breve, casado e à espera de minha primeira filha que vai nascer no sexto décimo. Acabei de me formar diplomata, tenho 19 anos e sou o segundo mais velho de minha geração no ramo principal. E você?

O ghi'al deu um sorriso sem graça, tocou o pulso de Kaylan e disse:

- Eu sou Don Vari. De Aduen, Ga'ak. Tenho 18 anos - encolheu os ombros, sem saber o que dizer. - Tenho um irmão gêmeo. É só.

O terlize começou a rir:

- Sinto muito! Esqueci completamente! Falei como se você fosse do meu povo. Aposto que nada do que eu disse faz sentido para você. Por favor, vamos começar de novo, esta é minha primeira missão importante e estou um pouco nervoso. Olá, eu sou Kaylan Heidl, terlize. - Uniu as mãos junto ao peito e estendeu-as para Don, saudando-o à maneira ghi'al. - Você está com Nekt? É a primeira vez que vem a Gabra?

- Se eu disser que é a primeira vez que saio da minha cidade, você vai rir?

- É mesmo? Nunca desconfiava. Você é secretário da delegação?

- Não, estou na guarda pessoal do maka-sha'iz - resumiu. - O que faz um secretário?

- Ah, é como... como um assistente dos outros diplomatas, é o sujeito que prepara as atas, faz resumos, leva os documentos, essas coisas. É coisa para adolescentes, como nós dois... - riram juntos. - Você é taian, então? Tenho irmãs que são gêmeas, de cinco anos. Onde está seu irmão?

"Bem aqui." A frase parou nos lábios de Don, e no mesmo instante ele percebeu de onde conhecia o rosto de Kaylan. Era o terlize de sua visão! Abriu a boca, mas o outro disse em cima:

- Já sei de onde conheço você! É o homem do meu sonho, há dois dias eu sonhei... Que coisa engraçada! É um presente de Terl. Sonhei que tinha um irmão gêmeo... Eu disse a minha mulher que era um taian ghi'al, ela riu de mim!

- Eu também vi você. Não é estranho? Na nave, anteontem. Mas não estava dormindo. Nekt estava testando meus dons, e eu vi... Ele pediu para que eu visse meu taian de alma, e eu vi você. Nem acredito...

- Alma-shaki, parece que os deuses conspiraram para nos ver juntos... Eu nem era para ser o secretário, só fui escolhido porque sou Heidl...

- E nem eu, Nekt mandou me buscar em Aduen faz menos de três semanas...

- O que será que vamos fazer juntos? Temos que fazer alguma coisa juntos, porque tudo isso é coincidência demais para que não tenhamos um destino especial um com o outro... Mas veja, os heaklas chegaram. Como são bonitos, não?"
:: Tovah ::
# 20:19 Dizaê!
...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?